Barramentos Blindados - BBTEC

Qual a importância do quadro de distribuição?

20/03/21 06:44 PM Por Casari

O quadro de distribuição é peça-chave, algo extremamente essencial em todo tipo de instalação elétrica. Em outras palavras, ele possibilita à instalação a segurança necessária.

Pensando em mostrar a você o quanto esse item é fundamental para o circuito elétrico, a BBTEC- Barramentos Blindados preparou o post de hoje. Confira tudo o que você precisa saber sobre o tema, bem como a sua importância, a seguir.

Quadro de distribuição: essencial na instalação elétrica

Quando se trata de eletricidade, não há dúvidas: é necessário contar com o quadro de distribuição.

De antemão, é importante ter em mente que a rede deve ser dividida em diferentes circuitos. Ou seja, cada um deles precisa ser seccionado, evitando riscos da chamada realimentação inadvertida.

A finalidade do quadro, como o próprio nome nos diz, é exatamente o de distribuir aos diferentes circuitos do imóvel/edificação, a energia elétrica.

Tipos de quadros de distribuição

É muito comum a separação dos quadros de distribuição nas respectivas classes:

·  Terminais: responsáveis por alimentar os circuitos terminais.

·  Circuitos alimentadores: tem a origem  numa fonte de energia. Ela, por sua vez, pode ser tanto uma rede pública, quanto um transformador ou mesmo gerador. Também pode ser oriunda de um quadro de distribuição e é capaz de alimentar tanto um único quanto diversos outros quadros. Estes, por sua vez, podem ser divididos em monofásicos, bifásicos ou trifásicos.

·  Distribuição: são exatamente os quadros de onde partem os chamados circuitos alimentadores ou terminais.

Qualidade é fundamental

Um problema infelizmente comum em algumas instalações é o uso de quadros de distribuição de má qualidade.

Afinal, isso pode gerar o alto risco de ocorrerem acidentes graves. Não são raras as vezes que vemos nos noticiários, fatos como incêndios, por exemplo.

Há ainda a questão estética, como a alteração da cor ou mesmo o envelhecimento rápido do item.

Você sabia que a BBTEC segue todos os padrões de qualidade ISO 9001?Dessa forma, garantimos  todas as propriedades físicas e mecânicas exigidas pelo cliente.

O resultado? Mais segurança, mais qualidade e maior durabilidade e confiança. Entre agora em contato e saiba mais!