Barramentos Blindados - BBTEC

BBTEC: Descentralização da medição da energia

22/02/21 05:19 PM Por Casari

Antes de mais nada, você já parou para pensar sobre as inovações que o uso de barramentos blindados trouxe para os edifícios, especialmente os residenciais?

A utilização de medidores por andar, muito embora não tenha ocorrido somente pelo advento e popularização do uso dos barramentos blindados, tem uma relação próxima, ou ao mesmo contextual.

Confira mais sobre descentralização da medição da energia, a seguir.

Barramentos blindados na instalação elétrica de edifícios residenciais

A chamada descentralização da medição da energia se tornou algo recorrente na mesma época em que as instalações elétricas de nível residencial em edifícios passou a utilizar os barramentos blindados.

Isso se tornou viável, graças as linhas elétricas pré-fabricadas, o que tornou acessível e fácil o uso de medidores por andar, por exemplo.

De acordo com o portal “O Setor Elétrico”:

“ Se do jeito comum, havia um centro de medição no nível da rua ou mesmo no subsolo, a queda de tensão, uma perda de corrente corriqueira provocada pela passagem da eletricidade pelo condutor, não pode passar de um valor estipulado pela concessionária de energia, em torno de 1%, do ponto de entrega até a medição, e de 3% do ponto de entrega até o quadro de distribuição da unidade.”

Fonte: LINK

Barramentos blindados: produtos customizados

O uso dos barramentos blindados colocaram em voga a discussão sobre a medição descentralizada ou centralizada, contudo, não se trata de algo restrito a  esses condutores.

É muito importante que demais fatores sejam também considerados, uma vez que os barramentos blindados são produtos customizados. Dessa forma, é necessário que toda instalação seja considerada conforme a sua própria especificidade.

Sempre tenha em mente que se a rede é do tipo que exigirá uma constante  alteração da organização da respectiva instalação, certamente os barramentos blindados são os mais recomendados.

Dúvidas? Fale conosco!